terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um cruzeiro magnífico!

Acabei de chegar da minha primeira viagem de navio. E posso dizer que é realmente uma experiência incrível. Eu viajei num cruzeiro de 7 noites no MSC Orchestra, da empresa italiana MSC Crociere. O luxo do navio é algo que deslumbra. Muito dourado, muitos espelhos, carpetes, mármores. Digno de um hotel 5 estrelas flutuante. O navio que eu viajei acomoda 3013 passageiros, e acreditem: eles sabem lidar com isso. Quem as vezes não sabe são os passageiros.


Numa viagem de navio acho que tem alguns pontos que a gente deve considerar antes de embarcar, que vão fazer a gente aproveitar ainda mais a nossa semaninha em alto mar. Embora todos os roteiros parem em inúmeras cidades, não pense que você vai conhecê-las a fundo. Não vá com essa ideia pra um cruzeiro que será decepção na certa. O navio atraca no porto em geral de manhã, e vai embora a tarde. Todos os passageiros devem estar a bordo meia hora antes da partida. E eles não vão esperar você se você se atrasar. Então, as vezes se tem das 9 da manhã até as 4 da tarde pra passear na cidade, as vezes um pouco mais, ou um pouco menos. O legal é você escolher um passeio pra fazer, focado em algum objetivo, e não tentar sair feito um louco pra conhecer tudo o que está nos guias de turismo. Das 4 cidades onde o cruzeiro parou (Ilhéus, Maceió, Salvador e Búzios), eu tenho experiências diferentes pra contar que eu acho que vão mostrar bem como isso funciona. Aguardem os próximos posts.


Tenha em mente também a quantidade de pessoas que o navio comporta, e use o bom senso. Nem sempre você vai conseguir fazer o que você quer na hora exata que você quer. Seja flexível. A organização deles com esses 3013 passageiros é excelente. No caso do Orchestra, o jantar e as apresentações do teatro são dividas em dois turnos. Você pode assistir o show primeiro e jantar depois, ou o contrário. Quando você recebe o voucher do cruzeiro já vem especificado qual o seu turno de jantar e qual o seu restaurante, mas você pode negociar isso no momento do seu embarque. E nesse caso do jantar a sua mesa estará lá, esperando você! Todos os dias você recebe na sua cabine, a noite, um jornalzinho com toda a programação do dia seguinte: horários de atrações, horários de passeios, locais de encontro para saídas de excursões, tudo! Leia o jornal! É a melhor maneira de aproveitar ao máximo a sua viagem.

A comida é algo que merece comentários: não diria que é um espetáculo, mas é muito boa e farta. Sobre os doces eu não posso falar muito, porque não sou adepta a eles e comi apenas um sorvete num jantar. Mas estava muito bom. Eles servem comida praticamente o dia inteiro. E sabem por quê? Por que você precisa sempre ter algo no estômago (e não é cerveja) pra não enjoar no navio. Funciona. Tome café da manhã, almoce, tome o café da tarde, jante, e se ficar até tarde na festa, coma os petiscos servidos nos salões. Nunca fique períodos longos sem comer e dificilmente você vai sentir qualquer enjoo no navio.

Nos próximos posts eu conto como são as atrações do navio, e como foram os passeios nas cidades onde ele parou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário