quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ai que saudade do sol de Maceió!

De todas as cidades que o navio iria parar, Maceió era a única que eu já conhecia. Viajei pra lá em 2004, e passei uma semana conhecendo as praias da região. Então, dentre os passeios oferecidos pela agência do navio, eu tinha uma certa noção do que seria uma melhor escolha, e pude optar um passeio um pouco diferente que realmente valeu a pena.


Na minha primeira visita a Maceió eu fiz uns passeios com um guia que encontrei na orla de Pajuçara. Basicamente praias, que são lindas realmente, mas um pouco distantes de Maceió propriamente dita. A Praia do Gunga, por exemplo, é no município de Barra de São Miguel, e fica a uns 30 minutos de Maceió. É linda, vale muito a pena conhecer, mas no nosso caso, que tinhamos tempo contado para os passeios, ficava um pouco apertado ir até lá. O retorno para o navio deveria ser as 17hs.
A praia mais próxima era a Praia do Francês, que eu também já tinha ido. E aqui vem uma questão da época da minha viagem de 2004: algumas praias lá só permitem a entrada de pessoas acompanhadas por guias turísticos. O lado bom disso? A praia não fica lotada de vendedores ambulantes que querem vender até a mãe deles, se for o caso. A Praia do Francês é assim. Pode ir todo mundo, e a gente nem consegue conversar direito tendo que dizer "não, obrigada", "não, obrigada" o tempo todo. Isso fez com que essa praia não fosse uma opção pra mim nesse momento. Já outras praias como Gunga e Dunas de Marapé (me arrisco a dizer que é a praia mais linda que eu já conheci) são bem mais tranquilas, e se pode curtir o lugar numa boa. Só que ficam mais distantes de Maceió, e ai o problema era o tempo.
Então, tirando as praias distantes e a Praia do Francês, a opção era um passeio de barco pela Lagoa Mundau. Sair de um navio pra passear de barco não pareceu uma boa ideia num primeiro momento. Nem no segundo, quando eu vi o barco (minúsculo). Mas que bom que eu fui surpreendida... A paisagem da lagoa e suas ilhas rendeu fotos belíssimas.


No final do passeio pelas ilhas, o barco nos leva ao encontro da Lagoa Mundau com o mar. É uma paisagem incrível, que faz a gente se sentir pequenino diante de tanta água.


 E depois, na volta, uma parada um braço de areia pra curtir uma cervejinha e tomar um banho nas águas tranquilas da lagoa.


O passeio só teve um episódio ruim. Durante o passeio iamos escutando um CD de um cantor lá de Maceió. Algumas músicas regionais, e alguns clássicos da MPB. Muito legal o CD, e estava a venda no barco por R$ 10. Eu comprei um, minha tia comprou outro, e a amiga dela outro. NENHUM deles funcionou. Aparentemente compramos CDs em branco. Triste isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário